Nos Olhos do Começo - Ana Paula Sirino
Por meio da série "Nos Olhos do Começo", trago em 13 obras, uma universalidade construída com memórias de uma infância, fotografias e histórias que ouvi dos parentes e amigos.
Numa tentativa intuitiva e desafiadora de cuidar das recordações, que quando expressadas em pinturas vão sendo intensamente influenciadas e transformadas pelo presente. Uma perspectiva jovem e atual adiciona-se a elas mais uma vez, pois outra vez, já era presente durante a infância, nas especulações acerca do futuro e o medo do esquecimento do que era importante naquele tempo.
De forma honesta e sensível tento responder e compartilhar por meio da pintura algumas de minhas próprias curiosidades e percepções trazidas desde criança a respeito do tempo, vivenciando a consciência de sua não linearidade.
Visão desenvolvida e completamente ligada ao território onde nasci e pertenço, o quilombo do torra na cidade de Sabinopolis e as pessoas queridas de lá.
Desejo conduzir e brincar com os olhares, direcionando um ar de fantasia e encanto para cenas de densidades e tensões reais. Equilibrando contrastes com técnicas de luz e sombras sob as figuras e cenas elegantemente reelaboradas com imaginação, cores e plasticidade.
Para mim, nada aqui é novo, mas em tudo há um transparente mistério.
Ana Paula Sirino